Translate

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Tem a cor amarela e espirra a água? Bob Esponja Calça Quadrada! - Spongiforma squarepantsii Desjardin, Peay & Bruns, 2011


Um dos lugares mais biodiversos do universo Nickelodeon é a Fenda do Biquíni, residência de Bob Esponja Calça Quadrada e a sua turma. O porífero mais querido do mundo tem como principal característica a sua calça quadrada (bem, na verdade, é retangular). Mas e se Bob Esponja não fosse uma esponja? O que ele seria? Bom, aparece que no mundo real, os cientistas acreditam que ele poderia ser um fungo! Apresento-lhes Spongiforma squarepantsii Desjardin, Peay & Bruns, 2011, o Bob Fungo Calça Quadrada.

Spongiforma squarepantsii Desjardin, Peay & Bruns, 2011 (Boletales: Boletacidae)

Etimologia:

Spongi = esponja.
forma = forma.
squarepantsi = Bob Esponja Calça Quadrada.
-i = radical indicativo de que o epíteto homenageia ser do sexo masculino.

-
Spongiforma squarepantsii. Fonte: Desjardin et al. 2011
Descoberto pelos pesquisadores Dennis Desjardin, Kabir Peay e Thomas Bruns em 2011, o fungo Spongiforma squarepantsii possui de 30 a 50 mm de diâmetro e 20 a 30 mm de altura. Apesar da homenagem ao personagem Bob Esponja, S. squarepantsii é bastante diferente deste. O fungo tem formato globoso ou esférico, consistência flexível e coloração alaranjada. Para a identificação de fungos, muitas vezes o odor e o sabor são importantes. No caso de S. squarepantsii, há um leve odor de fruta mofada.

Mas se o fungo não lembra exatamente o personagem Bob Esponja, por que o nome? Segundo os pesquisadores, o formato do fungo lembra o personagem. Mas também os basidiósporos (esporos reprodutivos do fungo) lembram o formato da casa do Bob Esponja.

Basidiósporos de Spongiforma squarepantsii.
Fonte: Desjardin et al. 2011
Spongiforma squarepantsii foi encontrado durante um estudo sobre ectomicorrizas (micorrizas são associações entre fungos e raízes sem que o fungo penetre na raiz) na Ilha de Bornéu, na Malásia. Por ter o formato um tanto peculiar, sua classificação entre Ascomycota ou Basidiomycota era incerta. Entretanto, após análises em laboratório, foi confirmado como um Basidiomycota pertencente ao gênero Spongiforma.

O gênero Spongiforma, descoberto em 2009, possui apenas mais outra espécie encontrada na Tailândia, S. thailandica. Portanto, este gênero compreende somente duas espécies limitadas ao continente Asiático. Spongiforma squarepantsii difere de S. thailandica pelo formato de seus basidiósporos.

Spongiforma squarepantsii tem hábito solitário e vive na base de árvores da família Dipterocarpaceae. Por causa de seu odor, os pesquisadores acreditam que sua dispersão seja realizada por animais e, por tal motivo, seu fluxo genético (troca de genes entre indivíduos das populações) seria limitado à Ilha de Bornéu. De fato, Spongiforma squarepantsii é registrado somente nas florestas tropicais do Parque Nacional Lambir Hills, na Ilha de Bornéu.


Referências:
Desjardin, D. E., Binder, M., Roekring, S., Flegel, T. 2009. Spongiforma, a new genus of gasteroid boletes from Thailand. Fungal Diversity, 37: 1–8.
Desjardin, D. E., Peay, K. B., Bruns, T. D. 2011. Spongiforma squarepantsii, a new species of gasteroid bolete from Borneo. Mycologia, 103 (5): 1119–23.

Autoria: Rayanne F. Ayres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por enviar seu comentário!